02 novembro 2013

Resenha #14 Instituição Para Jovens Prodígios - A Seleção




Título: Instituição Para Jovens Prodígios - A Seleção
Autor: L. L. Alves
Editora: Biblioteca24Horas 
Ano: 2013
Páginas: 312
Gênero: Fantasia/Ficção
Nota: △△△△△

Skoob

Do subúrbio carioca para uma Instituição de jovens superdotados na Inglaterra, Lara Müller, uma adolescente com todas as frustrações e inseguranças típicas da idade aprenderá que para realizar seu sonho é preciso fazer sacrifícios. Deixando tudo de mais precioso para trás, nossa protagonista precisa encarar uma nova realidade, muitas vezes assustadora... Quando Lara se deixa levar pela curiosidade e é atraída pelos novos ares de Sheffield coisas ligeiramente estranhas começam a acontecer... Por que ela sente como se alguns alunos a conhecessem? Por que parece que já fizera inimigos em tão pouco tempo? E, principalmente, quais os reais interesses dos mantenedores dessa poderosa instituição? Com uma nova melhor amiga ao seu lado, Lara começa a acreditar que está ficando maluca... É normal um pombo se comunicar com uma garota?
       
              Clique em Leia Mais e venha conferir a resenha desse super livro!





         Primeiro livro de uma série/saga que contará com quatro volumes, da autora nacional L. L. Alves. Nele, somos apresentados a uma jovem que acaba de terminar o ensino médio e está naquela fase de entrar em uma faculdade. Da periferia do Rio de Janeiro e de família pobre, Lara Müller mora com seus pais e seus dois irmãos. A autora retrata bem os laços familiares, de uma forma muito bonita e que nos encanta.
        É anunciado na televisão que uma instituição em Sheffield, na Inglaterra, está abrindo inscrições para jovens de todo o mundo cursarem o ensino de grande qualidade dela. Ilo, o senhor que fez o anúncio, é dos fundadores da Instituição, e causa calafrios a Lara, e ela não sabe bem o motivo...
        Por sugestão de seus pais e também por sempre pensar na família e ver aí uma ótima oportunidade, a garota resolve fazer a prova, onde somente os jovens mais inteligentes do mundo serão classificados. Quem já fez vestibular, provas para concurso público ou algo do gênero, irá se identificar com tudo aquilo que Lara sentiu ao realizar o teste. É tããão legal essa parte do livro!
        Pois bem, Lara passou. Senão, não haveria história, não é? Com a ajuda da família e de seus avós, Lara compra algumas coisas para levar na viagem, e na loja ela encontra seu amigo de colégio, o Lucas, que sempre fora apaixonado pela garota. Eles se despedem, e eu fiquei com o coração na mão aqui!
       Ok, ok, vou parar de enrolar, vamos acelerar as coisas, pois sei que vocês querem saber o que vem depois! A Instituição Para Jovens Prodígios paga toda a viagem de todos os alunos, e o ensino é gratuito. Lara conhece uma brasileira que também passou no teste, a Irene. As duas tornam-se melhores amigas, e eu adoro a Irene!
        A IJP fica em um castelo, localizado perto de uma vila onde moram os funcionários do local. Lara pode escolher suas matérias, que vão desde Biologia Avançada, até Kung Fu! A garota descobre também, que passou em terceiro lugar no teste, ou seja: é a terceira jovem mais inteligente do mundo! Ela acaba conhecendo outros personagens muito interessantes, como o oriental e querido Akira, o grandalhão loiro e sorridente Patrick, e Hugh, o jovem que passou em primeiro lugar nos testes, o mais inteligente do mundo! Ele é britânico, alto, pele clara e cabelos escuros caídos por cima dos olhos, sem tampá-los. Os olhos do rapaz sempre são veementemente descritos. Olhos azuis, profundos e penetrantes. E Lara começa a sentir algo pelo irresistível e charmoso jovem.
        Nos arredores do castelo que é meio estilo Hogwarts (quem é fã de Harry Potter irá deparar-se com mensagens subliminares, já que a personagem é fã dessa série) existem colinas que ladeiam a Instituição, e é lá que Lara gosta de colocar as ideias no lugar.
        Tudo está muito bom, muito legal e tranquilo demais, não acham? Até que um pombo posa na janela do quarto de Lara e Irene, no dormitório feminino de uma das torres do castelo. O animal começa a conversar com Lara, isso mesmo, conversar! Ela acha que está ficando louca. Isso começa a afetar a garota, que sente muitas dores de cabeça, e algumas outras reações físicas. Ela mantém tudo em segredo, afinal, pensa que é loucura. E é claro que o pombo não vem bater um “papinho cabeça”, ou “jogar conversa fora”, ele só diz que a Lara é a escolhida para salvar todos ali. Só isso gente, Imagina, nenhum choque, nenhuma responsabilidade, facilzinho!
        Coisas loucas começam a acontecer, você começa a ler freneticamente para saber o que é tudo isso, o porquê de tudo o que acontece, e tem muita ação. Lara achando que está ficando cada vez mais louca... Eu sempre desconfiei de pombos, com aqueles olhos esbugalhados e sem expressão, e você?
     É então que, bum! Lara descobre o que é esse pombo, e definitivamente ela acha que está louca. E o livro termina com um grande, imenso, gigante cliffhanger, que vai deixar você roendo todas as unhas e cutículas de tanta curiosidade para ler o próximo volume!  
                Esse foi o primeiro livro que li da autora, ou seja, foi meu primeiro contato com a escrita dela. Achei-a extremamente cuidadosa. L. L. Alves não deixa “furos” em sua história, aqueles que nos fazem pensar “se isso aconteceu aqui, porque tal coisa não aconteceu lá?”. Sabe, você não encontra esse tipo de falha em IJP – A Seleção. É incrível como a autora soube sair do habitual clichê. Toda a saga começou com um sonho de L. L. Alves. E eu só tenho a dizer: Quando você sonhar, escreva um livro. Fico pensando: Se ela não tivesse escrito, o que seria de mim sem poder ter lido um livro MARAVILHOSO como esse?
        O modo como a autora narra, foi totalmente novo para mim. Não só o castelo é aconchegante, não só os personagens têm personalidades e características distintas e muito bem trabalhadas, mas a leitura é diferente de tudo que já li. A autora escreve unicamente. Você se sente em Sheffiled, você sente vontade de estudar nessa Instituição, e o tempo todo você quer ajudar Lara a desvendar todos os mistérios que cercam este local!

        Esse livro, essa série, se tornou uma de minhas favoritas. Eu ansiava por ler algo assim há muito tempo. É um livro não muito grande, pouco mais de 300 páginas. Dá para ler rapidinho, e o final te deixa satisfeito e orgulhoso de ter lido tudo aquilo através da literatura nacional, pois você percebe que o que não vem de fora pode ser muito bom! O livro leva 5 PRISM's (), nota máxima. Adorei, e indico para todos que gostam de uma boa fantasia e um bom mistério!

4 comentários:

  1. Oi, Eduardo!! Que resenha linda *-*
    Muito obrigada pelo carinho! Fico muito feliz por você ter gostado e por ser fã dessa minha saga que escrevo com tanto amor para leitores como você <3

    Super feliz com os 5 PRISM's *---*

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Oi Edu*
    Uauuu, você fez uma resenha mega positiva e conseguiu me deixar curiosa. Me deu vontade de conhecer a escrita da autora e é claro de saber o que acontece no final, o que o pombo conversa com a menina e tudo mais. Adorei.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Eu adoro histórias com esse tema , meio de mistério .
    Gostei ainda mais da classificação , quero ler !
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Leituras do Edu - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Daya. Tecnologia do Blogger.