02 outubro 2014

Resenha #22: MUDANÇAS - L. L. Alves


        Sabe aquele livro que mexe com você e muda a sua vida, seu jeito de pensar? Que te provoca verdadeiras Mudanças? A primeira vez que senti isso foi lendo Harry Potter. Mas este, foi pela história, pelo mundo etc. Mas Mudanças me transformou pelas lições que o livro trás. Eu me perguntava se seria um eterno casulo, mas após ler esse livro (duas vezes, pois li e reli) meu casulo começou a rachar e eu comecei a mudar! Quer saber mais sobre como foi isso tudo para mim? Clique em Leia Mais e venha metamorfosear comigo!




Título: Mudanças

Autor: L. L. Alves 

Editora: Modo 

Ano: 2014 

Páginas: 186 

Gênero: Romance 

Nota:  


Skoob

O que esperar das férias: apenas sorrisos e felicidade? Não é bem isso que acontece na vida de Verônica. Em meio a corações despedaçados e crises de “aborrecência”, Verônica encontra Carlos, um rapaz misterioso e disposto a defendê-la. Mas será que é o acaso que os une? Decisões do passado podem trazer mudanças para o futuro? Ela precisará lidar com suas próprias ações e deverá aprender o verdadeiro valor da amizade, do amor e da confiança. Verônica não será mais a mesma, mas será ela capaz de compreender que mudanças fazem parte da vida?


     Fiquei com um pouco de medo de fazer essa resenha, pois é difícil expressar corretamente algumas coisas que sentimos, entendem? E o livro é curtinho, então preciso ter cuidado redobrado para não dar nenhum spoiler.


        Começo então falando de nossa protagonista, a adolescente Verônica. Desde o primeiro capítulo eu me identifiquei com ela de tal forma, que comecei a tomar seus problemas para mim, e queria engolir o livro de tanta agonia para tentar ajudá-la. Ela é um pouco irritante e infantil, e muito, muito insegura, assim como eu.


        O livro dá início em uma cena de término de relacionamento de Verônica com seu namorado Jonatas, que ameaça bater na garota ali mesmo, na rua, na frente de todo mundo. Um rapaz chamado Carlos aparece do nada e salva a garota. Ele age de um jeito misterioso como se já a conhecesse, mas percebemos que ela não sabe quem ele é. Jonatas, irado por seu ego ameaçado por Carlos, jura vingança.


        A partir daí, Verônica e Carlos começam a desenvolver uma amizade estranha, onde ele sempre diz que ela não está pronta ainda. E esse é o ponto chave do livro. Verônica precisa mudar, ser alguém melhor, diferente, madura. E por isso o livro é dividido em 25 passos para as Mudanças. Passos como: sofrimento, esperança etc. Eu achei TÃO genial! Por isso em toda diagramação do livro (que é maravilhosa) temos borboletas, que simbolizam esse processo de transformação e mudança.


        Claro que o livro não fica preso somente nesses dois personagens. Somos apresentados aos pais de Verônica, a mãe que muitas vezes encrenca com ela, o pai que tenta apartar as discussões e brigas, e o irmão mais novo, que é o xodó, o mascote do livro. Ele é fofo e corajoso, sempre tentando ajudar a irmã. Ele lembrou-me a mim mesmo quando era pequeno. Ainda temos outros personagens que possuem um papel significativo na estória        O livro vai correndo envolto a acontecimentos entre o casal, família, e Verônica vai mudando aos poucos, até ela ter sua tão sonhada “recompensa” por suas mudanças. E olha, digo a vocês que não foi fácil!


        Agora que já falei da história como um todo, vou explicar porque a amei: durante minha releitura (eu li o livro duas vezes já, como disse lá em cima) eu estava passando por vários problemas e dificuldades dos quais já havia feito pequena menção aqui no blog. E com Mudanças, percebi que assim como Verônica, eu também precisava mudar. Talvez meus passos não sejam 25, não sejam os mesmos que os de Verônica, mas eu percebi que nada mudará e irá melhorar ao meu redor, se eu mesmo não mudar a mim próprio e tudo à minha volta primeiro. Posso dizer como toda franqueza do mundo que após a leitura de Mudanças, um livro tão simples, com linguagem igualmente simples, uma estória que não é mirabolante, mas toca muito, mudou o modo como eu via várias coisas em minha própria vida. E isso foi maravilhoso! Passei as últimas páginas do livro chorando feito um bebê, sabe? Parecia que naquele momento eu estava saindo do meu casulo e me libertando para a vida. A cada frase lida, era mais uma explosão de choro. Foi incrível!


        Já li outras obras da L. L. Alves e é incrível como sempre há uma lição para aprender, um divertimento para se ter e um entretenimento duradouro. Mudanças leva 5 PRISM’s e é um livro favorito. Recomendo esse livro a todos. Desde os mais novos aos mais experientes. Tenho certeza que todos tirarão alguma lição para suas vidas e ainda irão se divertir muito!

10 comentários:

  1. Oi Edu!

    Eu não conhecia o livro, mas só pelo fato de comentar que releu ele por gostar e que de certa forma ele te ajudou, já fiquei curiosa.
    Gostei da premissa do livro, bem interessante.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Nessa! Hahaha pois é! O bom é que como ele é curtinho, é bem baratinho, tipo 20 e poucos reais xD

      Beijos!

      Excluir
  2. Olá, Edu
    Tudo bem?
    O livro parece ser bem legal, dessas leituras de uma tarde hahaha, adoro livros assim.. Pequenos mas que me surpreendem, amei tua resenha!
    Beijos*-*
    Território das Garotas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Polly! Tudo ótimo, e você?
      Sim, guria é bem esse estilo mesmo. E também amo. Hehehe
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá. Gostei da resenha. Gostei só sei blog. Eu tb estou precisando mudar. Mas é uma coisa difícil, principalmente pq a mudança precisa vir de dentro pra fora.

    Estou aqui tb, pq pedi um livro teu lá no Skoob. Espero que ainda desejas troca-lo. Att, Gisele do kidsindoors

    ResponderExcluir
  4. Olá, Edu. Esse livro é bem falado desde antes de ser lançado. Confesso que ainda não li, mas a expectativa é grande para realizar a leitura.
    Adorei sua resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher, kit de marcadores e 3 ganhadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é bem falado mesmo né? Hehehee
      Obrigado querida!

      Beijos!

      Excluir
  5. Meu prodígio número 1 <3 Fico muito feliz em ler uma resenha tão sincera e tão linda!! Desculpa a demora em comentar aqui (sabe como é a memória de um escritor hahaha ~desculpa~). Obrigada pelo apoio e carinho de sempre! <3 <3 Espero que meus livros sempre o surpreendam e que você sempre aprenda algo com eles. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Oi Edu, não conhecia o livro, mas gostei da sua resenha e pela formar que você disse que ele mudou a sua vida, fiquei até com muita vontade de ler!
    Vim retribuir a visita *-*
    Beijos de luz ♥
    http://encontrodmeninas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Leituras do Edu - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Daya. Tecnologia do Blogger.