04 julho 2013

Resenha #3 O Hobbit




Título: O Hobbit
Autor:
J. R. R. Tolkien
Editora: Martins Fontes
Ano: 2009
Páginas: 297
Gênero: Ficção/Fantasia
Nota: 7/10

Skoob

"Inesperadamente, Bilbo Bolseiro, um hobbit de vida confortável e tranquila no Condado recebe a visita de 13 anões e Gandalf que o arrastam em uma jornada através das montanhas e das terras ermas enfretando trolls, orcs, wargs, elfos para o resgate de um tesouro muito bem guardado por Smaug, o dragão. Bilbo se vê em diversas confusões e encontra algo que mudaria não só sua vida como de toda Terra-Média."

    

         Ao contrário do que alguns pensam, em O Hobbit o personagem principal não é Frodo. E sim Bilbo, o bolseiro. Ele é um Hobbit. Odeia aventuras e coisas perigosas. Durante todo o livro, há pensamentos dele querendo estar de volta em sua toca de Hobbit em sua vila. Fazendo as coisas habituais do dia a dia.
        Bilbo é convencido a participar dessa aventura narrada no livro quando seu orgulho é ferido. O velho mago Gandalf é muito inteligente, astuto e usa suas melhores “cartas na manga” para convencer o pequeno Hobbit. Tudo é planejado em uma reunião na casa de Bilbo. Onde vários anões com nomes engraçados participam. Se não me engano, ao todo são 15 pessoas (contando com o Hobbit e Gandalf).
        A missão do grupo é reaver os tesouros que foram roubados dos anões pelo terrível dragão Smaug, que vive n’A Montanha. O livro é cheio de aventuras, personagens interessantes como orcs, águias gigantes, trolls, lobos gigantes, florestas mágicas, cidades de elfos e também há a aparição de Gollum, com um tipo de jogo no qual faz com Bilbo em certa altura da história.
       Sabemos que os livros foram escritos para o/os filho/s de Tolkien, e por isso a narrativa é infantil. Mas eu realmente não gostei muito desse livro. Não é só a escrita que é infantil. A história em si é infantil. O que me levou várias vezes a querer desistir do livro. O final é legal, é uma “historinha” interessante. Mas achei muito arrastada. Em vários momentos parecia que o autor estava arrastando a narrativa para que o livro alcançasse certo número de páginas. Pois o livro tem sucessão de pequenos fatos, e algumas “bobeiras”. Eu sentia até dificuldade de imaginar as coisas. Imaginava tudo meio que feito de massinha de modelar. Igual àqueles desenhos bem infantis da Discovery Kids. E isso me atrapalhou muito na leitura. Talvez por ser o primeiro livro publicado do autor, não tivesse a escrita tão boa como dizem que ele tem hoje (dizem, pois esse foi o único livro que li de Tolkien). Mas eu pretendo dar mais uma chance a ele (Tolkien). Quero ler outra obra do autor. Talvez O Silmarillion... O que me fez realmente continuar a história (que tem menos de trezentas páginas) foi justamente o fato de ser um autor tão famoso e consagrado, e também por eu amar esse gênero de fantasia. Então me forcei a ler. Sempre no mínimo 50 páginas por dia.
         Então, minha conclusão foi que o livro tem um mundo fantástico (literalmente). Seres magníficos, incríveis! Mas não achei tão bem escrito. Parecia forçado até para um livro de criança. Falo isso porque já li “Como Treinar Seu Dragão” e “Como Ser Um Pirata” e é uma narrativa muito diferente. Esses foram os motivos para dar nota 7 para a obra. Por favor, não me julguem. É apenas minha opinião. E como eu disse, pretendo ler mais algo do Tolkien.


6 comentários:

  1. Oi! Desde o lançamento do filme eu sempre tive vontade de ler esse livro.
    Mas agora fiquei com medo de tentar achar muito infantil também, rs.
    Ah! Confira o primeiro post, da série especial de aniversário, 'Por que você escreve?' http://www.odomdaescrita.com.br/2013/07/mes-ode-rafaela-sr.html
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, tente ir numa livraria e dar uma foleada no livro. =D
      Sim, já conferi o post e até comentei! xD
      Beijão!

      Excluir
  2. Oi Edu.
    Tudo bem? Passando para conhecer seu blog. Muito legal viu!
    O Hobbit eu só conheço o filme, que por sinal não vi ainda kkk
    Mas o livro nunca me chamou atenção para ler. :/ Não sei porque.
    Beijo

    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha
      O filme é ótimo. Eles tiraram a parte infantil e ficou muito bom! xD
      Visite o canal no Youtube também. Sempre tem vídeos novos.
      Beijão. Obrigado pela visita! :D
      Passarei no seu blog também ^^

      Excluir
  3. CARA, QUERO MUITO LER ESSE LIVRO! Eu assisti ao primeiro filme, mas quero ler o livro antes de assistir aos outros! *-* Amei! Não sou muito fã do Tolkien, portanto nunca li os livros. Mas, não sei pq eu amo os filmes! tenho todos! kkkk Quero ler O Hobbit, pra vê se aprendo a gostar do autor kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HHAHHA
      O filme é demais, mil vezes melhor que o livro!
      Isso, leia mesmo, vai que gosta.
      xD

      Excluir

© Leituras do Edu - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Daya. Tecnologia do Blogger.