11 julho 2013

Resenha #04 O Herói Perdido




Título: O Herói Perdido
Autor:
Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Ano: 2011
Páginas: 439
Gênero: Ficção/Fantasia
Nota: 10/10

Skoob

Novos e conhecidos personagens do Acampamento Meio-Sangue dividem espaço nesse primeiro volume da série Os heróis do Olimpo. Rick Riordan volta ao universo de Percy Jackson e os Olimpianos com ainda mais aventuras, humor e mistério.
Depois de salvar o Olimpo do maligno titã Cronos, Percy Jackson e seus amigos trabalharam duro para reconstruir seu mais querido refúgio, o Acampamento Meio-Sangue. É lá que a próxima geração de semideuses terá de se preparar para enfrentar uma nova e aterrorizante profecia.
Os campistas seguirão firmes na inevitável jornada, mas, para sobreviver, precisarão contar com a ajuda de alguns heróis, digamos, um pouco mais experientes - semideuses dos quais todos já ouvimos falar... e muito.

       

        Primeiro Livro da série Os Heróis do Olimpo. O Herói Perdido é sobre a Grande Profecia dita pelo Oráculo ao final do último livro da série anterior (“Percy Jackson e os Olimpianos”), que diz:


 “Sete meio sangues responderão ao chamado. Em tempestade ou fogo o mundo terá acabado. Um juramento a cumprir com o alento final. E inimigos com armas às Portas da morte afinal”



             O Herói Perdido inicia quando Jason Grace acorda em um ônibus escolar a caminho do Grand Canyon totalmente desmemoriado de mãos dadas com Piper. A garota e um garoto chamado Leo não entendem o que houve, pois juram que Jason é seu melhor amigo – de Piper, um pouco mais que um amigo. Mas com o desenrolar da história, o trio fica sabendo que realmente não conhecia Jason. Ele foi posto ali no ônibus por alguém. E a Névoa (que esconde coisas sobrenaturais que os humanos não podem explicar) plantou memórias falsas em Piper e Leo para acharem que já conheciam o menino desmemoriado. Tudo isso com a ajuda de um deus. Ou como eles ficariam sabendo mais tarde, uma deusa.

         Eles chegam ao local, juntamente com seu treinador mal humorado (uma espécie de professor de educação física) e são atacados por venti - nome romano para os Espíritos da Tempestade. São protegidos por Hedge – o treinador. Que se revela um fauno (nome romano para sátiro, um ser metade superior humano, e metade inferior de bode). Ali Jason descobre que pode voar controlando as rajadas de vento, e salva Piper quando ela despenca do Grand Canyon. O modo como o lugar é descrito no livro é magnífico. Fui procurar fotos no Google, e é exatamente como eu imaginei lendo.

         Após a batalha logo no início do livro, aparece Annabeth para resgatá-los e também porque teve uma pista de que seu namorado Percy - que desaparecera no mesmo dia que Jason aparecera no ônibus – poderia estar ali. Então o tal O Herói Perdido do título do livro, é Percy Jackson.

         Aos poucos o livro vai contando o passado dos três personagens principais do livro (que o narram em terceira pessoa, dois capítulos cada um). E é muito interessante esses passados, pois eles tem uma forte ligação com a história e a profecia. Os meninos são reclamados por seus respectivos pais divinos. Jason: filho de Zeus. Léo: Filho de Hefesto. E Piper: filha de Afrodite (a qual me fez mudar totalmente meu pensamento, retirar meu preconceito sobre a deusa da beleza e do amor). Léo tem uma rara “bênção” dada por Hefesto: Além de ser bom com nas forjas criando e montando coisas, o garoto tem a capacidade de manipular o fogo.

         O mais interessante desse livro, é que vamos aprendendo a parte romana da mitologia. Pois Jason misteriosamente conhece as coisas pelo nome romano: Zeus ele chama de Júpiter, Hera de Juno, Hefesto de Vulcano, Hades de Plutão, Poseidon de Netuno, e assim por diante.

         Os três partem numa missão – como sempre ocorre nos livros de Rick Riordan – para resgatar uma deusa que foi aprisionada. Como sempre também, eles têm alguns dias para cumprir a missão. E nesse caso, é até o solstício. E, além disso, eles precisam salvar o grande astro de cinema, pai de Piper, que foi sequestrado por um gigante. E tudo está entrelaçado com o passado deles e a Grande Profecia.

         Posso dizer que o livro é simplesmente maravilhoso! Uma das coisas que mais gostei, foi à relação da capa com a história do livro. Aquele dragão de metal é simplesmente fantástico, e é descrito de forma surpreendente. Eu realmente adorei o livro! Já estou na metade do segundo “O Filho de Netuno”. O autor evoluiu muito em sua escrita. E logo de início já me identifiquei com o personagem Leo, que sempre gosta de fazer uma piadinha. Mas também um pouco com Piper e sua habilidade “Charme”, que consiste em convencer as pessoas sobre diversas coisas. Confesso que por várias vezes desejei ser também filho de Afrodite. O livro leva nota 10! Recomendo muito a série se você já leu a anterior!


8 comentários:

  1. Se identificou com a Piper ? kkkk legal
    Eu li ele no começo do ano e estou ansiosa para ler o "Filho de Netuno"
    Parabéns pelo blog e pelo vlog(esperando videos novos em..)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. USHUHAUSHUSA Sim!
      Curioso né? Hehehee
      O Filho de Netuno é muito bom! Estou na metade e estou amando! *-*
      Hahahaha Obrigado!
      Creio que hoje eu poste mais um vídeo novo. =D
      Beijos!

      Excluir
  2. Tenho muita vontade de ler essa série.. Mas ainda tenho que ler a série Percy Jackson e Os Olimpianos...
    Acho que vou aproveitar as férias para isso... =D
    Amei a resenha!

    Beijos Tífy
    http://osamantesdaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha Oxi, pois então leia logo. Os livros são muito rapidinhos de ler! :D
      Que bom que gostou!!! *-* Beijos!

      Excluir
  3. Oie!

    Eu a recém estou lendo O mar de monstros e estou adorando. Pretendo ler todos os outros livros do autor que parecem ser ótimos.

    Beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adorei O Mar de Monstros! É bom que daqui a pouco mais de um mês já vai poder ver o filme! Hehehe
      Esse autor é um dos meus preferidos. É ótimo mesmo!!!
      Beijos!

      Excluir
  4. esse foi o melhor livro até agora só perde pra marca de atena que tah m deixando doida de curiosidade p/ ler a casa de hades uma pena q só lança em outubro (nessas horas q seria muito bom ter maquinas do tempo)
    mas fica a dica quem ainda nao leu os livros desse autor nao sabe o tah perdendo incuindo a outra coleçao as cronicas dos kane que eh mesmo muito boa tb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hhaahah
      Pois é, quero logo que lance o 4º livro. Estou super ansioso! :D
      Máquina do Tempo *0*
      Realmente, os livros do Riordan são ótimos!
      :D
      Tenho As Crônicas de Kane tbm, mas ainda não li. Espero ler logo. XD

      Excluir

© Leituras do Edu - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Daya. Tecnologia do Blogger.