12 julho 2013

Resenha #05 Dezesseis Luas



Título: Dezesseis Luas (livro um)
Autor: Margaret Stohl e Kami Garcia
Editora: Galera Record
Ano: 2010
Páginas: 490
Gênero: Romance/Fantasia
Nota: 9/10

Skoob

Ethan é um garoto normal de uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos e totalmente atormentado por sonhos, ou melhor, pesadelos com uma garota que ele nunca conheceu. Até que ela aparece... Lena Duchannes é uma adolescente que luta para esconder seus poderes e uma maldição que assombra sua família há gerações. Mais que um romance entre eles, há um segredo decisivo que pode vir à tona. Eleito pelo Amazon um dos melhores livros de ficção de 2009. Direitos de tradução vendidos para 24 países. Um filme da série está sendo produzido. "Pacote completo: um cenário assustador, uma maldição fatal, reencarnação, feitiços, bruxaria, vudu e personagens que simplesmente prenderão o leitor até o fim..."

        Ethan Wate vive em Gatlin, uma minúscula e pacata cidadezinha no sul dos Estados Unidos. Nada acontece ali, e ele não vê a hora de formar-se na Jackson High School e ir embora. Após a morte de sua mãe, o garoto ficou vivendo com o pai na mesma casa, e também com a governanta da família, Amma. Ela é uma Vidente. Uma mortal, porém vidente – que também faz bonequinhos vodu.
        O garoto quase atropela uma moça na estrada - uma jovem que se mudou para cidade apesar de que ninguém nunca se muda para lá. Ela começa a estudar na mesma escola que Ethan, e coisas estranhas começam a acontecer. Como janelas que se quebram, tempestades fora de época... O protagonista descobre que a garota – que se chama Lena Duchannes - é um tipo de bruxa chamada de Conjuradora. Ela se mudou para morar com o tio (Macon Ravenwood) que mora numa das casas mais antigas da cidade. Mais tarde descobrimos que Macon é um Incubus (o masculino de Succubus) que são uma espécie de demônio, seres obviamente das trevas – apesar de que o tio de Lena luta contra isso. E claro que Ethan e Lena acabam se apaixonando.
        As autoras nos mostram que o mundo conjurador pode estar mais perto do mundo mortal do que podemos imaginar! Fascinam-nos com várias espécies desses “bruxos” e seus poderes especiais. Sirenas, que tem a habilidade influenciar as pessoas. Naturais, que podem controlar as forças da natureza: fogo, vento, chuva, água... (Lena é uma Natural). Sibilas, que conseguem ler as emoções e pensamentos se puderem olhar no rosto das pessoas, entre muitos outros.
        Por causa de uma antepassada, a família de Lena está amaldiçoada: Quando completar dezesseis anos (na sua décima sexta lua), ela será invocada para Luz ou para as Trevas, sem poder escolher. Se for para as Trevas, ela esquecerá as pessoas que ama – inclusive Ethan, o grande amor de sua vida. Além de tudo isso, um ponto muito interessante do livro é que vários objetos são “amaldiçoados” e quando tocados pelo casal, os “transportam” para visões do passado, o que os ajuda a descobrir diversas coisas de seus antepassados – tanto os de Ethan, quanto os de Lena – e isso se torna de suma importância para o andamento da trama. Existem vários pequenos detalhes na história que não irei contar para não estragar as surpresas. Mas até a mansão Ravenwood – casa do tio de Lena -, tem características muito incomuns, digamos assim.
        O livro é simplesmente genial! Ele lembra diversas vezes a Harry Potter, Crepúsculo e até Percy Jackson. Apenas lembra, não é nada de imitação... Até hoje foram lançados no Brasil os três primeiros volume da série. E o quarto e último será lançado ainda este ano (por volta de setembro ou outubro). Aqui, os volumes se chamam: Dezesseis Luas, Dezessete Luas, Dezoito Luas, e Dezenove Luas. Porém os títulos originais são bem diferentes: Beautiful Creatures, Beautiful Darkness, Beautiful Chaos, e Beautiful Redempation. Foi uma das melhores séries que li na vida! Já li todos lançados no Brasil e estou desesperado pelo último volume. O que pecou mesmo na série, foi que a narrativa é em primeira pessoa e eu simplesmente não gosto. Além de que na narrativa, Ethan parece uma menina. Pelo modo como ele fala das meninas, falando mal de suas minissaias e decotes. Mas as autoras compensaram isso deixando o livro superengraçado com os pensamentos revoados e piadinhas do Ethan. Por isso recomendo muitíssimo a leitura! É uma série para viciar. Além de que a capa do livro é simplesmente maravilhosa!
        Deixo então o livro com nova 9. Por pecar na narrativa em primeira pessoa, e também por alguns outros detalhes que me incomodaram durante a leitura.
        Bom pessoal, eu espero que tenham gostado da resenha. Comentem!

        Vejam as capas dos livros pelo mundo:


13 comentários:

  1. Oie!

    Vi seu blog no blog O dom da escrita e vim conhecer. Adoreii.

    Eu comecei a ler este livro, mas acabei parando e depois até troquei o livro.
    Mas me arrependi, tenho vontade de lê-lo, ainda mais depois de ler sua resenha!

    Beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Seja bem vinda querida!
      Hahaha Que bom que minha resenha lhe deixou desejosa do livro novamente. :P
      Isso, tenta terminar de ler... Pega emprestado, sei lá. Heheheh
      Vou lá visitar e seguir seu blog. =)
      Beijão!

      Excluir
  2. Oi! Nunca dei atenção a essa série, até assistir ao filme. Tenho muita vontade de ler, principalmente pelos elogios. Sem falar na trama que parece ser muito boa. E diferente de você, gosto da narrativa em primeira pessoa. A em terceira me incomoda um pouco, rs. Ah, as capas dos EUA são lindas!

    Vi que teu blog está bem no inicio, desejo sucesso e já sigo aqui!

    Beijos, Leitura da Vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaahah. Um amigo me falou assim: "Edu, assisti um filme de bruxas que chama Dezesseis Luas. É bem massa e tem livros." Na semana seguinte eu comprei, e amei! :P
      Algumas pessoas gostam de narrativa em primeira pessoa porque dizem que se sentem mais próximas ao personagem e conseguem sentir melhor o que o autor quer passar... Vai ver que é por isso que você gosta. Hehehe
      Muito obrigado pela visita, e por seguir. Estou seguindo de volta.
      Beijos!!

      Excluir
  3. Agora fiquei com vontade de ler os livros.
    Eu assisti o filme e não me empolguei muito não, mas já tinha ouvido falar que o filme ficou muito ruim em comparação ao livro (novidade isso..rsrs).
    Lendo sua resenha e vendo você falar tão bem da obra fiquei com vontade de correr pra comprar!!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha Pois leia! O filme é uma bosta, mas o livro <3
      hehehehehe
      Isso memso, o filme ficou horrível!
      Pois corra e compre! :P
      Ou leia o primeiro capítulo na internet, vê se gosta, e depois compra ^^
      Beijos!

      Excluir
  4. Oi Edu!
    Adoro livros que envolvem algum tipo de magia! Estou correndo de séries inacabadas no momento, talvez leia quando o último for lançado. Ouvi dizer que o filme ficou bem ruim, mas vou assistir o DVD pra também poder criticar (ou não)rsrsrs...
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee!
      É, eu também. Se tem magia, estou dentro. xD
      Será lançado muito em breve o último livro. :D
      Sim, o filme foi uma porcaria!
      ahahaha
      Beijos!
      Vou me inscrever no seu blog. Inscreva-se também aqui.
      Hihihih

      Excluir
  5. Fico com um pé atrás com Dezesseis Luas. Primeiro porque parece meio bobo, e segundo, é uma série. Esses escritores de hoje em dia têm de aprender a desapegar de séries, aff' ¬¬
    E também porque todo mundo fala que a narrativa do Ethan é como você descreveu. Aí pronto, não tenho vontade de ler. Nem a magia salva U.U

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim meio bobo?
      É uma série, mas de somente 4 livros.
      Mas sei que algumas séries poderiam ter bem menos livros. Pois a maioria é puro capitalismo.
      Bom, existem tantos livros por aí né... Se não te chama a atenção, nem deve arriscar. ^^
      Beijoo

      Excluir
  6. O livro parece ser ótimo, até então não havia visto nenhuma resenha dele, mas agora me interessei bastante. E essa capa que lançaram no Brasil á maravilhosa.
    Ah, e eu te indiquei para um selo no blog!
    http://monomaniacas.blogspot.com.br/2014/01/selo-versatile-blogger-award.html
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayná! Verdade! A capa é linda mesmo. Que legal que ficou interessada. *-*
      Oba, vou lá olhar o selo.
      Beijos!

      Excluir
  7. Muito Muito bom mesmo, tirei a manhã para dar uma lida e pesquisada mais tarde ja vou pedir algum livro que tenha enredos assim, vamos para nova viajem, PARABÉNS pelo blog meu irmão! grande abraço.
    se puder seguir e ajudar na divulgação, no meu blog vou escrever algumas resenhas de diversos livros e discutir algumas quebras de paradigmas.
    http://menteinsanaemcorposao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Leituras do Edu - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Daya. Tecnologia do Blogger.