02 julho 2013

Resenha #2 Eldest




Título: Eldest (livro 2)
Autor: Christopher Paolini
Editora: Rocco (selo Rocco Jovens Leitores) 
Ano: 2006
Páginas: 642
Gênero: Ficção/Fantasia
Nota: 8/10

Skoob

"Eldest acompanha o amadurecimento do jovem guerreiro protagonista da história. A narrativa começa três dias após a cruel batalha travada por Eragon para libertar o Império das forças do mal. O Cavaleiro de Dragões se vê envolvido em novas e emocionantes aventuras. Em busca de um tal Togira Ikonoka, O Imperfeito que é Perfeito, que supostamente possui as respostas para todas as suas perguntas. Eragon parte junto com Saphira, o dragão azul que o acompanha desde o início da aventura para Ellesméra, a terra onde vivem os elfos. Lá, eles pretendem aprender os segredos da magia, da esgrima e aperfeiçoar o seu domínio da língua antiga."
      

        Inicialmente seria uma trilogia. Porém o autor se estendeu muito e então se tornou uma saga, que foi nomeada de "Ciclo da Herança".
        Todos os quatro livros da série tem um mapa no começo. Ele ajuda muito, muito mesmo! É um grande guia para os leitores. Comecei a ler esse livro a muito tempo e parei lá pela página 130. Fiquei um tempo sem ler nada e depois recomecei a leitura de onde parei. Por incrível que pareça, eu ainda lembrava de tudo que havia acontecido nesse livro (apenas não lembrava de alguns detalhes do primeiro). E então descobri porque tinha parado: A história é extremamente arrastada, narrativa é muito pesada, e o vocabulário chega até ser um pouco difícil. Mas o livro é muito bem escrito. O autor é totalmente descritivo. Nos inícios de cada capítulo, pelo menso 2 ou três páginas são de descrições ou pensamentos. E isso atrasa a história e deixa a leitura um pouco monótona. Porém, eu queria terminar o livro, ainda mais que minha mãe já havia lido a saga toda (ou melhor, devorado) e insisti.
        Foi então que me surpreendi! Quando o livro passou da página 200, toda a trama começou a andar, a narrativa arrastada não mudou, e nem as descrições diminuíram, mas o negócio todo começou a fluir, ficar empolgante...
        O livro é narrado em terceira pessoa. Alternando o narrador a mais ou menos cada dois capítulos. Eragon, o personagem principal, continua vivendo suas aventuras com seu dragão Saphira Ele precisa seguir para a cidade élfica de Ellesméra para iniciar seu treinamento para o grande combate contra o rei Galbatorix. Enquanto isso, seu primo Roran (o outro narrador) realiza um tipo de mutirão com o povo de sua vila para que fujam dali, pois o lugar está sendo atacado pelos temíveis Razzac. Que são seres envoltos em capas pretas, com cheiro de podre, bicos de urubu, e falam puxando o "s".
        Boa parte do livro, é a jornada de Eragon a Ellesméra, e a jornada Roran e sua vila a um local seguro. A tal cidade élfica é lindamente descrita (quando Eragon finalmente chega lá). No local, ele tem várias surpresas, como uma bênção de "espíritos" de dragões, descobertas, aprendizado da língua antiga... E a trama de Roran não fica monótona não! É cheia de ação e aventura. É de tirar o fôlego! Após um bom tempo de treinamento de Eragon, o exército de Galbatorix começa a se aproximar da cidade onde os Varden (uma espécie de resistência ao maldoso rei) está escondida. Então Eragon parte com Saphira e alguns outros personagens para lá. Seu primo Roran também tem o mesmo destino. Ele se reencontram. Há batalhas, muita magia, ação, e é tudo muito bem escrito. E o livro ainda termina de um modo épico e com uma revelação fantástica! Fiquei muito surpreso e contente. A única coisa que você pensa quando termina é: Preciso começar a ler o terceiro livro agora mesmo! A sequência é Brisingr. Ainda não li, mas em breve irei ler e resenhar!
        Eu dei nota 8 para esse livro porque como eu disse no início, a narrativa é muito arrastada, e as primeiras 200 páginas são só enrolação. Além disso, a fonte do livro é minúscula, o que dificulta a leitura. Bom pessoal, é isso. Espero que tenham gostado da resenha! Comentem aí, e não esqueçam de assistir os vídeos do meu canal no Youtube. Abraços!

2 comentários:

  1. Oi! Eu já li Eragon e amei. Assim como você também achei a narrativa de Christopher muito arrastada. Ele descreve tudo nos mínimos detalhes e isso irrita muito, às vezes.
    Em breve pretendo ler Eldest.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee! Isso, leia sim! Apesar do começo, vale a pena pois a história é muito boa. E já que você conhece o "campo" que está pisando, vai ser mais fácil! :D
      Beijos querida!

      Excluir

© Leituras do Edu - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Daya. Tecnologia do Blogger.