01 julho 2013

Resenha #1 Tempo de Esperas - Pe. Fabio de Melo


Título: Tempo de Esperas - O Itinerário de um florescer humano.
Autor: Padre Fábio de Melo
Editora: Planeta do Brasil
Ano: 2011
Páginas: 165
Gênero: Religião/Cristianismo
Nota: 9 / 10

Skoob

"Dois personagens trocam cartas, um velho professor que resolveu se esconder do mundo e um estudante de filosofia que tem o sonho de alcançar as glórias da vida acadêmica que o professor abandonou. Ao trocar correspondências sinceras os dois debatem sobre um dos maiores desafios humanos: compreender o tempo de esperas. Desta forma, descobrem o amor fraternal, a amizade e a humildade. A felicidade pode estar na simplicidade da vida, e o autor nos mostra como é preciso compreendê-la. "


        Olá galerinha! Como primeira resenha do Blog, venho trazer o magnífico livro do Pe. Fábio de Melo: Tempo de Esperas. Esse foi o primeiro livro religioso que li. E tinha um grande preconceito de lê-lo (apesar de ser Católico). Mas por fim, decidi iniciar e não consegui mais parar. O livro é fininho, tem uma diagramação muito bonita. Textos filosóficos e reflexivos.
        Tempo de Esperas - O itinerário de um florescer humano, conta a história de Alfredo e Abner, que são os protagonistas da história. O velho Abner, um professor de filosofia de universidade aposentado, e Alfredo, estudante de filosofia. Por obras do destino (ou mais tarde descoberto que não tão do destino assim), Alfredo que é um grande fã do professor Abner, começa a enviar-lhe cartas na esperança de que este possa lhe ajudar a superar a dor da perda de sua amada Clara, que o abandonou. Simplesmente foi embora.        
        O livro se passa com os dias de Alfredo na faculdade, conselhos (que não são auto-ajuda) do velho Abner para o jovem. Com várias propostas de mudanças de vida. Onde o professor ensina a realmente viver tempos de espera, tempos difíceis... o verdadeiro itinerário de um florescer humano. Literalmente florescer. Pois Abner pede que Alfredo construa um jardim - o que a princípio este acha ridículo - mas que posteriormente é acatado de forma bela. E daí se inicia uma grande transformação na vida do estudante. 
         Além de tudo, o professor Abner revela diversas coisas maravilhosas e simples da vida. De uma forma mágica, que prende o leitor da primeira a última página. E o melhor de tudo: O livro tem um final S-U-R-P-R-E-E-N-D-E-N-T-E! Eu digo e repito: Leiam esse livro. Acho que todo ser humano deveria lê-lo. Foi um dos melhores livros que li na minha vida! Pretendo ler mais coisas do autor.O final do livro me fez chorar, soluçar profundamente. Coisa que não acontecia desde que li minha série preferida: Harry Potter. 
       Leiam! Deixem o preconceito de lado. Você que é ateu, que não é Católico, ou que tem sua fé... Leia! Apesar de ser o livro de um padre, o livro não fala especificamente de Deus, não foca nesse assunto. Claro, existem partes voltadas a isso. Como Fábio de Melo é um padre, não poderia deixar Deus de lado em sua obra. Mas sim focado, voltado a coisas magníficas da vida. As quais não entrarei em detalhes para não dar spoiler. Vale muito, muito a pena ler essa obra.
        Então, porque dei nota 9 e não 10? Pois a última carta do livro foi um pouco confusa para mim. Ela inicia-se em presente, e depois já está em um futuro mais distante. E tudo que eu queria era virar a página e ter pelo menos mais uma frase para ler, ou mais umas páginas... O livro não peca no final em si, pois este é muito belo. Mas na forma como é escrito. Com certa pressa, certo baque. Eu queria apenas um pouco mais. Quem sabe umas 200 páginas, e o livro seria perfeito.
        Quem aí já leu? Comente, deixe sua postagem. Visite o canal, se inscreva, siga o Blog. Estou aguardando.

        Quem preferir a resenha em vídeo:



 Um grande abraço,
Edu.

4 comentários:

  1. Eu simplesmente amo a leitura desse livro, estou relendo depois de um tempo. Agora saboreando cada palavra, sem pressa alguma de chegar ao final da leitura. É um livro que nos toca profundamente, pois remete de forma clara, desnuda, nas questões que todos nós trazemos em nosso coração. Só temos a ganhar com sua leitura. Vale a pena se aventurar nela. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Amo esse livro. Perfeito do jeito que é, sem mais.

    ResponderExcluir
  3. livro maravilhoso!!!!Carta entre amigos do Pe. Fábio tbm excelente

    ResponderExcluir
  4. livro maravilhoso!!!!Carta entre amigos do Pe. Fábio tbm excelente

    ResponderExcluir

© Leituras do Edu - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Daya. Tecnologia do Blogger.